metropoles.com

Alimento que você come diariamente causa queda de cabelo. Saiba qual

Além de fatores hormonais e genéticos, uma alimentação desbalanceada pode ser o motivo para a queda de cabelo ou o afinamento dos fios

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
escova de cabelo, queda capilar
1 de 1 escova de cabelo, queda capilar - Foto: Getty Images

A queda de cabelo não afeta apenas homens e, segundo a Organização Mundial da Saúde, 30% das mulheres sofrerão com a calvície antes dos 50 anos. As causas para o problema incluem fatores hormonais, genéticos, estresse e uso de certos medicamentos. Outra razão para a diminuição dos fios pode ser a alimentação.

O médico Kevin Moore, especialista em cabelos, afirmou para a revista britânica GQ que o consumo excessivo de sal pode ser um grande inimigo de quem quer manter os fios fortes. O uso descontrolado de sal, segundo ele, aumenta a quantidade de sódio ao redor dos folículos capilares e acaba atrapalhando a circulação sanguínea no local.

Com isso, nutrientes essenciais para a saúde dos cabelos não chegam aonde precisam. O cabelo vai ficando sem vida e brilho até cair. Moore acrescenta que não apenas o sal é um problema, mas os alimentos ricos em sódio como um todo. Comidas industrializadas e enlatadas em excesso podem causar calvície.

3 imagens
A prevenção e o tratamento precoce podem ser fundamentais para evitar a perda de cabelo duradoura. Buscar ajuda profissional é o mais recomendado.
 Usar produtos capilares suaves e evitar tratamentos químicos agressivos pode ajudar a proteger o cabelo
1 de 3

Se a queda de cabelo persistir, é aconselhável consultar um dermatologista ou um tricologista

Siam Pukkato / EyeEm/Getty Images
2 de 3

A prevenção e o tratamento precoce podem ser fundamentais para evitar a perda de cabelo duradoura. Buscar ajuda profissional é o mais recomendado.

Cecilie_Arcurs/Getty Images
3 de 3

Usar produtos capilares suaves e evitar tratamentos químicos agressivos pode ajudar a proteger o cabelo

Skynesher/Getty Images

Equilíbrio com potássio

Fazer trocas alimentares é uma boa estratégia, aponta o médico. O especialista recomenda sempre optar por comidas mais naturais, como nozes e peixes frescos. Além disso, o potássio é um nutriente fundamental nesse processo pois auxilia a manter o sódio sob controle. Abacate, banana, feijão, folhas verdes e frutas secas são boas opções para equilibrar o organismo.

Se o excesso de sódio é um fator para a queda dos fios, consumir quantidades baixas também não ajuda a manter a saúde das madeixas. “Consumir muito pouco sal reduzirá o iodo em seu corpo, o que é essencial para uma boa função da tireoide. Então, se a tireoide está desequilibrada, seu cabelo também sofre, e o cabelo sem vida, opaco e até ralo pode ser uma consequência”, explica Moore.

Apesar da alimentação ser um fator para a queda de cabelos, ele não é o principal. O estilo de vida, junto à genética e cuidados capilares, interferem diretamente nos fios.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?